Cachorros podem associar palavras a objetos, aponta estudo

Alexa/Pixabay

Um estudo publicado na revista Current Biology neste mês por pesquisadores da Universidade Eötvös Loránd, em Budapeste, na Hungria, revela novas pistas sobre como os cachorros compreendem as palavras.

Ao registrar a atividade cerebral dos pets, eles descobriram que esses animais não apenas associam certas palavras a comportamentos aprendidos, mas também ativam representações mentais de objetos correspondentes quando ouvem essas palavras.

Isso sugere uma compreensão implícita das palavras por parte dos cachorros, semelhante ao entendimento humano da linguagem, segundo a pesquisa.

Para investigar mais a fundo a forma a compressão dos dogs, os pesquisadores conduziram testes utilizando eletroencefalografia não invasiva (técnica para detectar e gravar alterações elétricas cerebrais) em 18 cães.

Os donos foram instruídos a dizer palavras referentes a brinquedos conhecidos pelos pets, enquanto os objetos correspondentes eram apresentados a eles. Os resultados mostraram padrões distintos de atividade cerebral quando os cães viam um objeto correspondente em comparação com um objeto não relacionado, indicando uma compreensão diferenciada das palavras.

Os pesquisadores descobriram que a capacidade dos cães para compreender palavras não dependia necessariamente da quantidade de vocabulário de objetos que eles possuíam. Mesmo cães com um vocabulário limitado demonstraram a capacidade de ativar representações mentais de objetos ao ouvir palavras específicas.

“Não importa quantas palavras objetivas um cão entende, as palavras conhecidas ativam representações mentais de qualquer maneira, sugerindo que essa habilidade está geralmente presente em cães e não apenas em alguns indivíduos excepcionais que conhecem os nomes de muitos objetos”, escreveu Marianna Boros, uma das autoras do estudo.

Segundo a pesquisa, essa descoberta sinaliza que os cães, como espécie, têm uma capacidade geral de compreender a linguagem referencial, semelhante à dos humanos, o que pode ter implicações para compreensão da evolução da linguagem deles.

Além disso, os donos de cães agora podem reconhecer que seus animais de estimação entendem mais do que apenas comandos específicos – eles podem realmente compreender o significado de palavras individuais.

Os pesquisadores agora estão interessados em investigar se essa capacidade é exclusiva dos cães ou se está presente em outros mamíferos, além de explorar as origens e os fatores que influenciam essa habilidade em cães.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *