Os 10 maiores animais do mundo

O ser humano é um dos seres vivos mais complexos do mundo, mas está longe de ser o maior. Das profundezas do oceano aos quatro cantos do mundo, há enormes mamíferos marinhos até imponentes animais terrestres com formas e tamanhos diferentes.

Confira a seguir quais são os maiores animais do mundo, os tamanhos de cada um deles e seus pesos, além de algumas de características. Também há fotos dos grandões, que representam apenas uma pequena parcela das cerca de 2,16 milhões de espécies do reino animal.

Baleia Azul

Universidade de Flinders

A Balei azul é indiscutivelmente o maior animal do mundo. Com um comprimento médio de cerca de 30 metros e um peso que pode chegar a 200 toneladas, de acordo com a World Wildlife Fund (WWF). Apesar do tamanho assustador, esse mamífero não é considerado um predador perigoso e basicamente se alimenta de Krill, pequenos crustáceos semelhantes a camarões. As baleias azuis são encontradas em todos os oceanos do planeta, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN, na sigla em inglês).

Lula Gigante

Escultura de uma lula-gigante. Kengholm/Pixabay

É considerada o maior molusco conhecido e um dos maiores invertebrados do mundo. Os relatos sobre o seu tamanho são muitas vezes exagerados, segundo o Museu Nacional de História Americana, uma vez que encontrar esse animal é um evento extremamente raro. O comprimento total mais longo (incluindo tentáculos) de uma lula já registrado é de 13 metros, ainda conforme a instituição. Cientistas acreditam, no entanto, que elas podem chegar a 20 metros, mas nenhum animal desse tamanho foi visto até hoje. Seu peso pode chegar a 500 kg.

Tubarão Baleia

Volker Lekies/Pixabay

O Tubarão baleia é o maior peixe do mundo e o terceiro maior animal, com um comprimento médio de 12 metros e peso que pode atingir até 20 toneladas. Os dados são do governo da Austrália. Apesar de sua aparência intimidante, é um animal dócil, alimentando-se principalmente de plâncton e pequenos peixes.

Crocodilo de Água Salgada

Molly Ebersold do St. Augustine Alligator Farm/Wikipédia

Encontrado em áreas costeiras do sudeste asiático e norte da Austrália, é o maior réptil do mundo em termos de tamanho e peso. Os machos adultos podem atingir comprimentos de até até 7 metros, enquanto as fêmeas geralmente são um pouco menores, de acordo com a enciclopédia Britannica. Em termos de peso, os crocodilos de água salgada podem chegar a 1.000 kg. Sua enorme estatura e habilidades de caça o torna uma das criaturas mais temidas dos ecossistemas aquáticos tropicais.

Girafa

Wolfgang_Hasselmann/ Pixabay

A Girafa é o animal mais alto do mundo, com uma altura de cerca de até 5,5 metros (machos) e 4,8 (fêmeas), segundo dados do zoológico de Denver, nos Estados Unidos. Apesar de seu pescoço longo e elegante, uma girafa tem apenas sete vértebras cervicais, assim como os seres humanos. Sua altura permite que alcancem folhas e brotos nas copas das árvores, seu principal alimento.

Rinoceronte Branco

Por Rodrigo J De Marco/ the Archive Team/Wikipédia

O Rinoceronte branco é o maior dos rinocerontes e um dos maiores mamíferos terrestres, com um peso médio que pode chegar a 2.700 quilos e um comprimento de 5 metros, segundo o International Rhino Foundation. Encontrado principalmente na África, esse herbívoro tem um corpo maciço e chifre distintivo, que infelizmente o torna alvo de caça.

Elefante Africano

Bernard Dupont do France/Wikipédia

O Elefante africano é o símbolo do safári do continente. Os machos adultos podem atingir até 4 metros de altura e pesar cerca de 6 toneladas, segundo a associação Elephantes For Africa, que citou dados da National Geographic. Eles são famosos pelas suas orelhas muito grandes, que os mantêm frescos sob o sol escaldante da África.

Hipopótamo

Anita/Pixabay

O hipopótamo tem peso médio de 1,5 a 3 toneladas e um comprimento que pode chegar a 3,5 metros, conforme a enciclopédia Britannica. Apesar de sua aparência robusta, os hipopótamos são ágeis na água, onde passam a maior parte do tempo para se manterem hidratados e resfriados.

Tigre Siberiano

Marcel Langthim/Pixabay

O Tigre siberiano, também conhecido como Tigre Amur, é a maior das subespécies de tigres, com um comprimento médio de 3,3 metros e peso que pode chegar a 300 quilos, segundo o zoológico de Denver, nos EUA. Encontrado nas florestas do leste da Rússia, é um dos predadores mais temidos do mundo.

Elefante Asiático

Yathin S Krishnappa/Wikipédia

Embora um pouco menor que seu primo africano, o elefante asiático ainda é um dos maiores bichos do mundo também. De acordo com a National Geographic Kids, eles têm quase 3 metros e peso que pode chegar a 5,5 toneladas. São elefantes conhecidos por suas orelhas menores em comparação com os elefantes africanos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *